BREVE HISTÓRICO JERI SOBRE PATAS

Em 2012 lançou-se o projeto de extensão universitária Controle Populacional de Cães e Gatos em Jericoacoara, o “Jeri Sobre Patas”, através da parceria Conselho Comunitário de Jericoacoara, Professores e acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária das Faculdades INTA de Sobral, coordenados pelo Prof. Wendell Goiana.
O projeto tem como objetivo controle populacional de animais domiciliados e de rua pelo, evitando o abandono na Vila de Jericoacoara e, consequentemente, reduzir a incidência de doenças que podem afetar o ser humano cujo ciclo de contágio envolva esses animais errantes (zoonoses), tais como Leishmaniose (calazar), ancilostomíase (bicho geográfico) e infestação por pulga (bicho de pé).
A partir desse projeto, uniram-se forças locais, voluntariamente, e em Janeiro deste ano foi oficializada a Associação Protetora dos Animais Jeri Sobre Patas.
Já foram realizadas inúmeras campanhas de castrações, totalizando em média 1500 animais castrados gratuitamente. Nossa maior dificuldade hoje, é a falta de verba. Porém a partir de doações de moradores, empresários locais e turistas continuamos desenvolvendo as atividades conforme possível